Creme de Avelã Vegano



Ingredientes

1 xícara de avelãs torradas;
8 colheres de sopa (rasas) de cacau 100%;
1 pitadinha de sal;
2 colheres de sopa de agave (se não tiver pode substituir por melado);
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1 colher e meia de óleo de coco.


Modo de preparo

Fica bem mais fácil fazer a receita  se você tiver um processador, mas com um liquidificador também dá para fazer (leva um pouco mais de tempo, mas vale a pena).

Processe as avelãs já torradas até que fiquem bem moídas.

Adicione o cacau, uma pitadinha de sal, o adoçante que você preferir (ideal que seja agave, melado ou mel para maior intensidade de saúde ao final), o extrato de baunilha e continue processando.

Coloque agora o óleo de coco e mexa até dar o ponto, se você quiser ela um pouco mais “crocante“, pode parar por aqui, se não siga processando até ficar com o creme “macio”.

Se você achar o creme muito grosso pode adicionar uma ou duas colheres de água.


Os benefícios do Creme de Avelã Vegano

Avelãs: São adstringentes, cicatrizantes, altamente nutritivas, podendo ser utilizadas no tratamento de desnutrição, inflamação intestinal e ferimentos na pele. Elas são ricas em gorduras boas, excelentes para a saúde do coração. Rica em vitamina E a avelã protege a pele contra a radiação ultravioleta. As vitaminas do complexo B auxiliam no combate de doenças do sistema nervoso como depressão, ansiedade e estresse.

Cacau: O cacau é conhecido por ter mais 300 compostos saudáveis, é ótimo para o sistema cardiovascular, o poder anti-depressivo do cacau pode auxiliar na reeducação alimentar, em mudanças de hábito como um todo, casos de depressão, pois gera uma sensação de bem estar maravilhosa. Tem ação antioxidante, combate radicais livres e evita oxidação das células (super aliado da beleza), para melhorar os polifenóis do cacau ajudam na queima de gordura.

Agave: Ao substituir o açúcar comum refinado pelo agave diminuímos o índice glicêmico do creme de avelãs, evitando picos de insulina e aumentando a saciedade.

Óleo de coco: O óleo de coco virgem dá suporte ao sistema imunológico, reduz o risco de colesterol alto e de ataque cardíaco, auxilia na perda de peso e é ótimo para a pele (hidratação com óleo de coco é tudo de bom).

Viu que maravilha pode estar dentro um potinho do creme de avelã caseiro ? Além do sabor, sua saúde estará garantida.


CONHEÇA NOSSA LOJA VIRTUAL




OBS: Como comer avelãs

A avelã é o fruto das aveleiras e arbustos. Esse fruto e seu óleo são ingredientes comuns em alimentos como biscoitos, tortas e chocolates. As avelãs podem ser consumidas cruas ou torradas. De acordo com Lucy Gerspacher e Jim Piper, autores do "Hazelnuts and More" (Avelãs e mais), elas tem grande quantidade de ferro, cálcio e proteína, tornando-as uma adição benéfica para a maioria das dietas. Você poderá comê-las cruas, retirando a casca e a pele ou tostá-las.

Instruções

Um quebrador de nozes irá quebrar a casca dura da avelã. Remova a casca das avelãs usando um quebrador de nozes. Compre-as descascadas se preferir pular esse passo.

Enrole um punhado de avelãs em um pano de prato e esfregue-as para frente e para trás entre suas mãos ou em uma superfície. Continue fazendo isso por dois minutos para remover a pele delas e consumi-las puras.

Toste as avelãs em um forno preaquecido em 150ºC e coloque-as em uma assadeira de bolo, sem untá-la, em uma única camada por igual.

Asse as avelãs no forno por 20 a 25 minutos ou até que estejam douradas. Remova a assadeira do forno, use luvas adequadas para evitar queimar-se. Deixe-as esfriar antes de consumi-las.

Guarde toda a avelã que não foi consumida em um saco vedado para congelador; ele irá conservá-las por 12 meses.

Comentários